Dicas de Saúde

Vacinação

Muitos pacientes não sabem, mas vacinas não são somente para crianças. Segue abaixo uma tabela do calendário vacinal básico do adulto.

Observações:
(1) Indivíduos com mais de 20 anos de idade que não tenham comprovação de vacinação anterior devem seguir este esquema.
(2) dT: gestantes ou não gestantes, homens e idosos que não tenham comprovação de vacinação anterior, devem seguir o esquema com 3 doses em intervalos de 2 meses. Se o esquema estiver incompleto, prosseguir conforme a tabela acima, respeitando um intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. É necessário realizar uma dose de reforço a cada 10 anos.
(3) Febre Amarela: indicada para adultos e idosos que residam ou que irão viajar para áreas onde a doença é endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO, MG e DF e alguns municípios dos seguintes estados: PI, BA, SP, PR, SC e RS). Recomenda-se vacinar 10 dias antes da viagem, com reforço a cada 10 anos.
(4) SCR: mulheres entre 20 e 49 anos e homens entre 20 e 39 anos que não tenham comprovação de vacinação anterior da tríplice viral ou dupla viral.
(5) dT: gestantes que estejam com o calendário vacinal em dia, mas que receberam sua última dose de dT há mais de 05 anos, devem fazer uma dose de reforço no mínimo 20 dias antes da data provável do parto. Em caso de ferimentos graves, a dose de reforço deverá ser antecipada para 5 anos após a última dose.
(6) Influenza: oferecida anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
(7) Pneumococo: a vacina contra pneumococo 23-valente é oferecida durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso aos indivíduos que vivem em instituições fechadas, como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso. A única dose de reforço é administrada 5 anos após a dose inicial.

Para o calendário vacinal completo e informações sobre outras vacinas, visite o site da Sociedade Brasileira de Imunizações ou acesse http://www.sbim.org.br/vacinacao