Dicas de Saúde

Ingestão de sal

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos médicos no tratamento da hipertensão é a dieta inadequada, principalmente no que se refere ao consumo exagerado de sal (ou cloreto de sódio). Desta maneira, surgiu nos Estados Unidos um grupo que propôs modificações na alimentação visando reduzir os níveis pressóricos, abordagem que ficou conhecida como dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension).


A dieta DASH preconiza o consumo de frutas, verduras, derivados do leite com baixo teor de gordura, cereais integrais, peixe, aves e nozes, e ao mesmo, incentiva um menor consumo de carne vermelha, doces e açúcares. Desta forma, aumenta-se a ingestão de potássio, magnésio, cálcio e fibras que contribuem para redução dos níveis pressóricos, e reduz-se o consumo de gorduras saturadas e carboidratos não-complexos.


Abaixo temos um exemplo dos grupos alimentares e das respectivas quantidades recomendadas baseadas em uma dieta de 2100 kcal/dia.



É importante ressaltar que nesta dieta o consumo máximo de sal permitido é de 6g/dia, incluindo a quantidade usada na preparação dos alimentos e a adicionada ao alimento já pronto, conhecida como o “sal da mesa”. Assim recomendamos utilizar ervas e hortaliças como alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha, etc, como formas de tempero em substituição ao sal, evitar os chamados “temperos prontos” e retirar o saleiro da mesa durante as refeições na tentativa de se alcançar a meta diária de sal recomendada.


Um exemplo de cardápio semanal de dieta DASH pode ser encontrado no link http://www.topdiario.com/saude/dietas/cardapio-dieta-dash